- RPA a Força de Trabalho Digital
O RPA é uma tecnologia que automatiza partes ou atividades inteiras em processos de negócio. Com este tipo de solução as organizações podem construir um robô digital, robô este que por sua vez, será capaz de automatizar os mais diversos tipos interações e tarefas realizadas em um departamento da mesma forma que uma pessoa faria utilizando-se de computadores, sistemas e aplicativos que os auxiliam na execução das rotinas existentes nas mais variadas áreas de negócio como: Contabilidade, Financeiro, Fiscal, Faturamento, Recursos Humanos, Suprimentos, Logística, folha de pagamento dentre outros.
Neste cenário o desenvolvedor RPA, profissional com conhecimento na tecnologia irá treinar o robô para seguirem regras definidas para interagir com qualquer um desses aplicativos, sejam elas regras simples como “Extrair um relatório de algum sistema, tratar estas informações em um arquivo Excel e enviá-lo por e-mail” ou regras complexas que envolvam muitas etapas como o processo de conciliação da folha de pagamento, validação e transmissão do arquivo SEFIP no conectividade social, emissão da guia de recolhimento do FGTS e envio por e-mail para o cliente realizar o pagamento.
Como RPA Funciona?
Para entendermos de uma melhor forma como a tecnologia RPA funciona, vamos realizar uma analogia com um sistema ERP que existe na grande maioria das empresas. Assim como um sistema ERP que possuí módulos específicos para tratar de assuntos pertinentes a cada área de negócio como: Financeiro, Recursos humanos, Compras dentre outros a plataforma RPA também possuí módulos específicos e cada um destes módulos permite ao RPA realizar interações em aplicativos como Excel aplicando filtros, fórmulas, formatações, exclusões de linhas existentes e inclusões de novas linhas, combinação de um ou mais arquivos, quanto a interações com aplicativos de E-mail, podemos ter: leitura do e-mail referente um remetente pré-estabelecido e por assunto, baixa de arquivos anexados, salvar o e-mail, enviar e-mail, dentre outros. Quanto a aplicativos PDF, podemos ter: Leitura do arquivo e extração de informações específicas para preenchimento em algum outro sistema, sendo estes alguns exemplos de como a tecnologia habilita a interação do robô digital com estes aplicativos.
Indo além do RPA baseado em regras pré-definidas, avançando para os próximos passos com RPA
O RPA é a camada fundamental sobre a qual a Automação Inteligente e a Hiperautomação são construídas, assuntos estes que serão apresentados e discutidos nos próximos tópicos. Tanto a Automação Inteligente como a Hiperautomação requerem uma plataforma RPA para permitir a interação com as demais tecnologias que irão habilitar e potencializar o nível automação e cobertura de um processo de negócio com um olhar ponta a ponta. Sem RPA, a automação das comunicações entre os mais diversos tipos de sistemas utilizados durante a execução de um processo exigiria muitos novos conectores para permitir por exemplo que a inteligência artificial (IA) extraia dados e inicie ações nos vários sistemas corporativos que contêm as informações necessárias para o processamento.