O Hyperautomation o estado da arte da automação coorporativa
Olá, seja bem-vindo ao artigo de número 3. No artigo 1 realizamos os esclarecimentos a respeito da tecnologia RPA onde a mesma com suas tecnologias nativas podemos habilitar no máximo o que chamamos de robotização de processos baseada em RPA 1.0 ou RPA Puro. No artigo 2 falamos de cenários em que o RPA Puro seria insuficiente para solucionar os desafios oriundo da robotização de processos mais complexos e que exigem muito mais do que apenas executar uma lógica pré-definida, mas sim, cenários onde precisamos inserir uma capacidade analítica e cognitiva ao nosso robô, habilitando assim, o que chamamos de RPA 2.0, RPA Cognitivo ou a tão chamada Automação Inteligente, três nomes diferentes e comumente utilizado pelo mercado assunto e RPA mais IA. Agora, indo um pouco mais além, neste último artigo da série de 3 artigos “Qual a diferença entre RPA, Automação Inteligente e Hiperautomação?” Então, agora vamos falar do estado da arte quando o assunto é automação, ou seja, vamos falar de Hyperautomation ou Hiperautomação em português.
Evoluindo do RPA 1.0 (RPA Puro), RPA 2.0 (IPA, Intelligent Automation, RPA cognitivo) e habilitando a Hiperautomação
Um termo definido pelo Gartner, “hiperautomação” utiliza o conceito de automação inteligente e o estende para incluir tecnologias adicionais. Por exemplo o RPA combinado a ferramentas de gerenciamento de processos de negócios (BPM), IA e Analytics são combinados para criar uma estrutura de processamento de fluxo de trabalho que direciona a tomada de decisões e a análise para algoritmos de IA enquanto captura dados sobre as operações do negócio. Para simplificar vamos fazer uma analogia, o RPA habilita na automação a interação entre os diversos sistemas, ou seja, o “fazer”, inteligência artificial (IA) habilita o “pensar”, um sistema BPMS habilita a coordenação do fluxo de trabalho e a ordem de execução das rotinas em um processo, sendo assim, o “sistema nervoso”, um sistema de IA com recursos de PLN habilita o processamento de linguagem natural sendo capaz de entender o que pessoas então querendo por meio da comunicação e por exemplo ao se comunicarem com sistema de ChatBot e este sistema por sua vez, sendo capaz de acionar ações em resposta ao que foi interpretado, um sistema de ETL automatiza fluxos de integração de dados obtidos em diversas fontes , um sistema de IA com recursos de ML aprendizado de máquina habilita que uma computador possa aprender por meio destes dados, um sistema de CV visão computacional permite que o mundo seja visto aos olhos de um computador e assim, todos estes habilitadores tecnológicos combinados com o propósito de automatizar um processo de negócio de ponta a ponta é o que chamamos de Hyperautomation.
Automação e o futuro do trabalho
Com os avanços nas tecnologias de automação, claramente RPA, automação inteligente e hiperautomação continuarão a evoluir à medida que melhores mecanismos de IA apoiam a tomada de decisões nas operações de uma empresa. Começar pode parecer assustador, mas pensar grande geralmente trará grandes dividendos à medida que sua organização constrói as camadas de automação da RPA até a hiperautomação. O maior risco é não pensar grande o suficiente enquanto os concorrentes adotam essas tecnologias para obter uma vantagem competitiva.